sexta-feira, 2 de março de 2012

A alimentação dos bebês

Ao nascer não existe melhor alimento para o bebê que o leite materno. Ele supri todas as necessidades dele até o 6º mês.
Após essa idade, para suprir as novas necessidades nutritivas do bebê, devem ser implementados na alimentação: carnes, verduras, frutas e cereais. Esses alimentos por terem uma consistência diferente do leite materno, incentivam a evolução física, psicológica e sensorial.

Por que a partir dos seis meses o leite não é suficiente?

A partir do 6º mês, o bebê tem uma necessidade calórica maior que o leite oferece e por isso, ele precisará de alimentos ricos em ferro e proteína. Nessa época, o estomago e o intestino já está mais desenvolvido e forte, por isso ele pode experimentar coisas novas que antes poderiam se tornar um problema digestivo. Agora ele também consegue trabalhar músculos que antes não conseguia, portanto ele aprende a mastigar e engolir alimentos de consistência diferente.

O “cronograma” do bebê seria basicamente iniciar o período de transição onde o bebê começa a complementar sua alimentação com sucos e papinhas de frutas, durante o 6º mês, a partir do 7º mês, a papinha já deve fazer parte da refeição principal do bebê, no 9º, a alimentação familiar é inserida aos poucos e no 12º o bebê já está apto para se alimentar com a mesma comida que a sua mãe se alimenta. Os bebês se adaptam com maior facilidade ao sabor doce, por ser o que mais se aproxima do leite e algumas vezes, isso torna a fase das primeiras papinhas um desafio um pouco mais complicado, já que no início o bebê pode resistir ao sabor salgado. Quando isso ocorrer não desista e nem dê a mamadeira ou o peito, senão ele vai demorar mais tempo para fazer a transição, e lembre-se esta fase é muito importante.

As papinhas devem conter um alimento de cada grupo:- Energia: arroz, batata, inhame, angu, mandioca ou macarrão.- Proteína Vegetal: feijão, lentilha, grão de bico ou soja.- Proteína Animal: carne ou frango.- Vitaminas, minerais e fibras: couve, cenoura, espinafre, abobrinha, couve-flor, brócolis, etc.

Consulte sempre o seu pediatra para saber quais alimentos são mais indicados para a idade e quando você pode introduzir cada tipo de alimento no cardápio de seu bebê.

Dicas

•Varie as papinhas trocando de alimento.


•Sucos são uma ótima opção para levar na mamadeira em todos os passeios.


•Quando a criança já estiver acostumada com a papinha, coloque pelo menos 2 tipos de legumes e 2 tipos de verdura.


•Os sucos cítricos ajudam na absorção de ferro da dieta.


•Lembre que algumas frutas prendem e outras soltam o intestino. As que soltam são: mamão, pera, abacate, laranja e ameixa e as que prendem são: maçã, banana e goiaba.


•Dê um intervalo de 2 ou 3 horas entre a refeição salgada e o leite (ou derivados), pois eles diminuem a absorção de ferro.


•Não se deve bater os alimentos no liquidificador, pois além de prejudicar o desenvolvimento da mastigação da criança, também se perde nutrientes e o sabor dos alimentos.


•Dois ou três dias depois que você iniciou a dieta da papinha e o bebê se adaptou sem nenhum problema, adicione alguns temperos como: azeite (uma colher de chá no máximo), cebola, cheiro verde, tomates, etc.


Fonte: blog.babybath.com.br

Um comentário:

  1. Não somente o pediatra, mas um nutricionista infantil também é o profissional da saúde gabaritado para orientar quanto aos alimentos e principalmente elaborar receitas de sopinhas e alimentação na primeira infância bem atrativa, afim de que todos os nutrientes estejam presentes.

    ResponderExcluir