quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Exercícios intensos são mais eficazes na perda de medidas

Todo mundo que deseja reduzir as medidas sabe que o segredo do sucesso está em gastar mais energia do que se consome, mas será que resolver essa equação é tão simples como parece? Apesar de parecer que não, pode respirar aliviado porque a resposta é sim e, o melhor, para perder peso de maneira eficaz não é preciso malhar durante horas infindáveis. De acordo com um estudo do Colégio Americano de Medicina do Esporte, não é só a genética e a dieta alimentar que influenciam no emagrecimento, mas a intensidade com que se pratica o treino também traz efeitos incríveis para o corpo.

Para demostrar que a intensidade supera a duração do exercício em relação a perda de peso, os pesquisadores avaliaram três grupos de mulheres com obesidade abdominal que, divididos aleatoriamente, praticaram algum tipo de atividade aeróbica como caminhada ou corrida ao longo das 16 semanas.

O primeiro grupo se exercitou cinco vezes por semana, com intensidade moderada, por aproximadamente 1 hora. O segundo grupo, se exercitou intensamente três vezes por semana, durante menos tempo. O terceiro grupo não praticou nenhum exercício. No final, o resultado apontou que o grupo que havia praticado exercícios mais intensos tinham perdido muito mais ‘barriga’ do que as que fizeram exercícios moderados pelo dobro do tempo.

Essa questão ainda ajuda a entender por que tanta gente malha, malha, malha e não consegue emagrecer. Outro ponto abordado é o tipo de exercício praticado. Para o gasto calórico ocorrer de forma eficiente é preciso investir em exercícios aeróbicos como a corrida/caminhada, pedalada ou natação, uma vez que eles aumentam o uso de oxigênio na produção de energia. No entanto, de nada vai adiantar você se matar na academia até atingir o seu objetivo e depois desistir dos treinos, afinal, o que vai garantir a transformação no seu corpo é a frequência com que você continuará praticando os exercícios de maior intensidade.

Segundo Arthur Weltman, um dos responsáveis pelo estudo, a explicação para o efeito emagrecedor do exercício curto e intenso está no período de recuperação, já que o hormônio de crescimento estimula a queima de gordura durante o esforço físico. "Não devemos levar em conta apenas as calorias efetivamente gastas durante o exercício", explica o pesquisador que completa, "quando o exercício é intenso, o corpo precisa de muitas calorias para se recuperar. É nesse momento de recuperação que ele queima mais gordura". Ou seja, quanto mais intenso o exercício, mais hormônio do crescimento é liberado.

Gostou da ideia de não ter que se matar uma hora na esteira e mais uma hora na sala de ginástica, mas não sabe bem ao certo quais os exercícios que possuem alta intensidade? Se levarmos a pesquisa à risca, os circuitos são os exercícios mais indicados. Porém, o spinning, a natação e a própria musculação, se praticadas com intervalos curtíssimos entre as séries também podem trazer resultados bem parecidos.




Fonte: site cyberdiet.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário