sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Companheiro fiel de muitos atletas: saiba a utilidade do frequencímetro

Monitor cardíaco mede e controla os batimentos da pessoa. Com ele, o indivíduo percebe se o esforço está além ou aquém do que deveria.

O frequencímetro, ou monitor cardíaco, serve para medir e controlar os batimentos cardíacos de uma pessoa durante a prática da atividade física. Com ele, o indivíduo percebe se o esforço está além do que deveria ou se pode dar um gás nos treinamentos. Sendo assim, quem usa o aparelho tem uma maior precisão do que está acontecendo e, consequentemente, está mais seguro. Alguns monitores também indicam a quantidade de calorias que foram gastas com o exercício, o consumo de oxigênio e quanto tempo o atleta permaneceu na mesma condição física. Pode se encontrado em lojas de produtos esportivos ou casas que vendam equipamentos médicos. Os preços variam de R$ 59,00 a R$ 3.689,90.

Como usar 

As informações do frequencímetro (uma espécie de cinta colocada na altura do peito) são transmitidas para o receptor, que é o monitor (um relógio de pulso). Ele exibe os batimentos cardíacos por minuto (frequência cardíaca). Para saber qual é a sua frequência cardíaca máxima, existe uma fórmula. Se for do sexo masculino: 220 - a idade do homem. Exemplo: Se você tem 25 anos, a sua FCMáx é 195 (220-25). Se for do sexo feminino: 226 - a idade da mulher. Exemplo: Se tem 33 anos, FCMáx 193 (226-33).

A frequência pode oscilar para mais ou menos 12, quando o indivíduo tiver 25 ou mais anos. Então a frequência de um homem de 25 vai de 183 a 207. A da mulher de 33 vai de 181 a 205. Menores de 25 anos, oscilam para mais ou menos 10.

Dica

Para melhor utilização do seu aparelho, a pessoa deve procurar um cardiologista e o profissional de Educação Física para obter mais informações.

"O aparelho é indicado para aqueles que já têm casos de doenças cardiovasculares na família. Lembrando que, mesmo com o frequencímetro, quem fala mais alto é o corpo. Se a pessoa achar que deve diminuir a carga, mesmo com o equipamento, faça". Marcos Santana é preparador físico.

"A utilização desses aparelhos veio facilitar os objetivos de preparação e de saúde. Possíveis riscos cardíacos, como as arritmias desencadeadas no esforço físico e outros problemas sem sintomas, poderão ser evitadas se o esportista mantiver a pulsação nas faixas seguras determinadas pelo médico. Sabe-se que o treinamento dentro da frequência cardíaca alvo por vários minutos melhora muito o rendimento atlético e traz benefícios para a saúde". Nabil Ghorayeb é Doutor em Cardiologia pela FMUSP, Especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte.


Fonte:
Portal da Educação Física

Leia Também:


Personais Trainers começam a atuar na reabilitação de lesões e até no preparo cirúrgico dos pacientes

Para se ter um corpo saudável é preciso formar bons hábitos por toda a vida, dizem especialistas 

Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário