quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Personais Trainers começam a atuar na reabilitação de lesões e até no preparo cirúrgico dos pacientes

O ofício de personal trainer não está restrito apenas ao trabalho de fitness nas academias, clubes e condomínios, nem tampouco apenas ao acompanhamento pessoal.

O ofício de personal trainer não está restrito apenas ao trabalho de fitness nas academias, clubes e condomínios, nem tampouco apenas ao acompanhamento pessoal. Um dos exemplos disso é o trabalho de Reabilitação, antes e pós-tratamento clínico.

Pacientes com lesões ortopédicas e neurológicas precisam de cuidados intensos. Normalmente há uma equipe multidisciplinar que acompanha o indivíduo até a sua recuperação. No entanto, após a alta da fisioterapia, é necessário um acompanhamento de um profissional de educação física para prescrever o treino de força que agregue o treinamento funcional, pliométrico (aceleração e desaceleração dos músculos que criam contração e alongamento) e proprioceptivo (equilíbrio corporal). Tudo de acordo com a necessidade e os objetivos do paciente.

Todavia, não é somente no pós-tratamento que a reabilitação trabalha e ajuda. No preparo de uma cirurgia, por exemplo, a adequação dos treinos de força abreviam o tempo de recuperação.

De acordo com Leandro Fernandes, personal da Test Trainer, rede de franquia de profissionais de educação física, o médico é o responsável pela indicação dos tratamentos do paciente e o personal trainer atuará numa etapa posterior. “O personal vai dar continuidade ao trabalho, com conhecimento e percepção das necessidades do paciente até a recuperação completa da lesão”, conclui ele.


Fonte: Refrescante

Leia Também:

Usar muito salto alto pode causar problemas nos pés, joelhos e coluna

Atividades domésticas - como evitar dores na coluna 

Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário