Você sente dificuldade em controlar sua alimentação quando foge da rotina? Isso geralmente acontece no fim de semana, não é mesmo? E todo aquele esforço de manter-se firme na dieta durante a semana vai por "água abaixo" em apenas 2 ou 3 dias.
Se você está de dieta ou deseja manter o peso, tendo uma alimentação saudável é importante cuidar da alimentação nesses dias de descanso também.
É possível comer o que se gosta de forma saudável e com moderação e assim unir prazer com saúde. Confira algumas dicas.
- No café da manhã: Primeiramente é fundamental que se realize essa refeição todos os dias. Muitos a deixam de lado no fim de semana, isso é um erro. Ter um café da manhã equilibrado vai te ajudar a se controlar melhor diante das "tentações" que podem surgir no decorrer do dia. Nem que ele seja realizado um pouco mais tarde, mas não deixe de fazê-lo.
Troque o pão francês pelo pão ou torrada integral ou por uma porção de cereais como: aveia, linhaça, flocos de milho, granola. Você pode consumir o cereal com iogurte ou frutas. Escolha apenas uma opção dessas sugestões fontes de carboidrato.
Troque o leite integral pelo leite ou iogurte desnatado. Prefira os queijos brancos (ricota, cottage, ricota, etc), ao invés dos queijos amarelos.
A fruta ou o suco de fruta natural sem açúcar também é uma excelente pedida.
- No almoço, morrendo de vontade de comer aquele bife à parmegiana suculento ou algo mais pesado. Como proceder, comer moderadamente ou substituir? Devo substituir pelo que?
Se você seguiu a risca a reeducação alimentar durante a semana e não abusou de frituras e alimentos gordurosos, você pode comer algo mais "pesado" no almoço de domingo por exemplo. Evite o exagero, ou seja, comer porções grandes e também evite ter vários alimentos no prato que são muito calóricos. Por exemplo: o filé à parmegiana, arroz, batata frita, banana à milanesa, etc. Troque a batata frita por salada e exclua a banana à milanesa.
Se você gosta de massa, evite as com recheio e escolha molho ao sugo ou à bolonhesa.
Comida japonesa é uma ótima opção, mas cuidado com as friturinhas dos rodízios. Prefira o sushi, sashimi, temaki, etc.
A sobremesa vai depender da escolha do almoço, se você comeu algo mais calórico e "pesado" na refeição, prefira fruta, gelatina, flan, picolé de fruta, mas se você comeu algo mais "leve" no almoço e adora uma sobremesa mais elaborada, consuma uma porção pequena.
O chocolate meio amargo tem propriedades interessantes à saúde e pode ser uma sobremesa bacana. De 10 a 20g é a quantidade ideal.
- Lanche da tarde: Se você estiver na rua pode optar por um salgado assado, por exemplo: um pastel de forno ou uma esfiha com um copo de suco de fruta natural. Ou até mesmo uma fatia pequena de bolo caseiro com uma xícara de chá. Ou um chocolate quente pequeno.
Caso esteja em casa aposte na fruta, iogurte, oleaginosas (castanha do pará).
- Jantar ou lanche: Que tal manter a tradição da pizza, mas preparar de uma forma mais saudável? Você já experimentou a pizza de frigideira integral? Você encontra em supermercados, fica pronto rapidinho. Utilize ingredientes saudáveis como: atum, frango desfiado, alho poró, queijo branco, molho de tomate, ervilha, milho, tomate, cenoura ralada, cebola, palmito, brócolis, espinafre e outras folhas.
Você pode trocar a pizza por pão sírio, wrap.
- Na ceia tem que ser algo mais leve, exemplos: uma xícara de chá, um copo de leite, uma fruta. Se bater aquela vontade de doce, experimente colocar uma maçã ou uma banana no microondas com gotinhas de adoçante e canela.
Fonte: Cyber Diet
Leia Também:
Nove sabores de pizza com até 300 calorias
Trocas alimentares no fim de semana para não atrapalhar a dieta
Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário