segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Baixa energia e sensação de fadiga? Pode ser falta de carboidratos!

Responsáveis pela produção de energia do corpo e recuperação muscular após os exercícios físicos, os macronutrientes devem compor 60% da dieta.

Os carboidratos são considerados as principais fontes alimentares responsáveis pela produção de energia, além de preservar a massa muscular através do fornecimento de energia aos músculos, facilitar o metabolismo das gorduras e garantir o bom funcionamento do sistema nervoso central. Fornecem combustível para o cérebro, a medula, os nervos periféricos e células vermelhas para o sangue. Estão presentes nos pães, biscoitos, hortaliças, legumes, batata, aipim, inhame, cereais (arroz, farinha, aveia, macarrão), frutas e leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico). Cada um grama fornece 4 Kcal às células do corpo.

Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, especialista do EU ATLETA, os carboidratos são divididos em três categorias principais: monossacarídeos (glicose e frutose), dissacarídeos (sacarose, maltose e lactose) e polissacarídeos (amido e celulose).

Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção do glicogênio muscular, que é a primeira e a principal fonte de energia utilizada durante o exercício, sendo a redução dos estoques deste nutriente o fator determinante da fadiga muscular. Também são essenciais após a atividade física, para repor os estoques de glicogênio gastos no exercício, beneficiando assim a recuperação muscular e preparando o músculo para atividades subsequentes.

- O metabolismo de carboidratos tem papel crucial no suprimento de energia para o exercício físico. Na atividade de alta intensidade, a maioria da demanda energética é suprida pela energia da degradação dos carboidratos, que se tornam disponíveis para o organismo através da dieta, e são armazenados no corpo em forma de glicogênio muscular e hepático - disse a nutricionista Cristiane Perroni.

Recomendações 

O metabolismo de carboidratos tem papel crucial no suprimento de energia para o exercício físico"

Os carboidratos devem compor de 50 a 60% da dieta, segundo Cristiane. A ingestão insuficiente desse macronutriente traz prejuízos ao sistema nervoso central e provoca fadiga durante a atividade física. Em excesso, gera acúmulo de açúcar no corpo, causando aumento de peso.

- As bebidas ou jujubas esportivas contendo diferentes quantidades e tipos de minerais, vitaminas e nutrientes como carboidratos são utilizadas por atletas e praticantes de atividade física com a finalidade de melhorar o desempenho físico. As bebidas esportivas podem ser consumidas antes, durante e após o exercício, dependendo do tipo e do tempo da atividade praticada - afirmou a nutricionista. 

Antes de qualquer mudança na sua alimentação, consulte um nutricionista.

Fonte: Portal da Educação Física

Leiam Também:

Salada com ingredientes certos pode ser tornar uma refeição completa

Alimentação antes e depois do treino pode influenciar resultados

Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário