sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco

Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. 

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas. 

Com umidade abaixo dos 12%, a Defesa Civil municipal determina a interrupção de qualquer atividade ao ar livre das 10h às 16h, assim como de atividades que exijam aglomerações de pessoas em locais fechados, como aulas e cinemas. 

Para evitar ou minimizar os problemas, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes.  

As crianças e os idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados pela baixa umidade do ar. 

O acúmulo de poeira pode desencadear problemas alérgicos, por isso é importante manter a higiene doméstica. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a ter uma noite de sono tranquila. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água ou umidificadores. 

Para aliviar irritação das vias aéreas e dos olhos, eles podem ser lavados com soro fisiológico. A pele também merece atenção especial. Banhos com água muito quente provocam ressecamento - o uso de hidratante ajuda a manter a pele saudável.


Fonte: Portal da Educação Física

Leia Também

Atividade física auxilia no alívio dos sintomas da asma 
Dicas importantes para adotar hábitos saudáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário