sexta-feira, 20 de julho de 2012

Corpo fala - preste atenção aos sinais quando algo não vai bem

Quando algo não vai bem com nosso organismo, o corpo dá alguns sinais para nos alertar que é preciso cuidados extras para evitar o agravamento de alguma doença.Febre, dores de cabeça, no estômago, soluços ou falta de ar são alguns deles.
Se tomarmos medidas imediatas, podemos detectar ou prevenir muitas complicações de saúde.

Febre
A sensação de queimação acompanhada por uma onda de calafrios e cansaço conhecida como febre acaba com toda energia do corpo, tornando as pessoas indefesas.  Mas é importante saber que a febre é uma parte importante da defesa do organismo contra infecções. Febres realmente dão um palpite de que há algo errado com o corpo. 
A temperatura normal é 37ºC e qualquer coisa acima é denominada como febre. Leve ou elevações de temperatura de curto prazo pode ser causada por infecções secundárias. No entanto, se a temperatura é de 37,1º C ou mais o ideal é procurar um médico para orientar quanto à medicação ideal para controlar a febre. 

Dor abdominal 
A sensação de cãibras no estômago, que muitas vezes algumas pessoas sentem, realmente pode dar uma dica de outro problema de saúde. Geralmente a causa da dor pode ser identificada pelo tipo e localização da dor, que pode ser nítida ou de pontadas aborrecidas e irritantes. 
Normalmente, o sistema digestivo é o lugar onde a dor se origina. Algumas das causas são doenças graves, como a apendicite, obstrução intestinal ou obstrução constipação crônica, alergia alimentar e intoxicação, azia e indigestão, pedras nos rins, úlceras e infecções do trato urinário.

Soluços 
Você começa um soluço quando o diafragma, que ajuda a respiração suave, fica irritado e resulta em contrações involuntárias do músculo do diafragma, que acontecem quando você come com pressa ou come demais, quando o seu estômago ou garganta está inflamado, ou quando está muito nervoso. Soluços duram apenas alguns minutos, mas se prorrogarem ao longo do dia, gera preocupação. A maioria das pessoas não está ciente de que os soluços dão uma dica de doenças como asma, bronquite e males do intestino, rins e fígado. Embora os soluços sejam geralmente benignos, podem ser um motivo de preocupação como pneumonias, bem como ataques cardíacos, que são acompanhadas por soluços.

Dor de cabeça 
Com nossa atual agenda agitada, dores de cabeça se tornaram uma ocorrência comum. A dor pode variar de leve a muito dolorosa, dependendo da causa. Sinusite, hipertensão, constipação, mental, acidez, insônia, fraqueza nervosa, anemia, deficiência de oxigênio no sangue são alguns problemas que contribuem para dores de cabeça. Por um lado, dor de cabeça pode significar estresse ou tensão. Por outro, pode ser relacionada com problemas estruturais na cabeça que surgem devido à hemorragia cerebral, tumor, meningite e encefalite. 

Falta de ar 
Normalmente as pessoas têm falta de ar depois de alguma atividade física extenuante, como subir escadas ou correr. Mas se isso ocorre mesmo em uma condição relaxada, poderia representar um risco para a saúde. Dificuldade respiratória de qualquer tipo é uma emergência potencialmente fatal. As razões incluem o exercício, esforço, obesidade, gravidez, ansiedade, tabagismo, depressão, local de alta altitude, e infecções respiratórias. Algumas doenças associadas à falta de ar incluem a ansiedade, pulmão, músculos, doenças cardíacas e obstrução ao fluxo de ar.

Dor no peito 
A dor no peito que julgar forte pode ter implicações graves para a saúde . É uma pressão no peito que pode passar para outras partes do corpo. Embora possa haver muitas possíveis causas desta dor, no caso extremo, poderia até ser um ataque cardíaco. Qualquer órgão ou tecido em sua caixa torácica pode ser a origem da dor, incluindo o coração, pulmão, esôfago, músculos, costelas, tendões e nervos. A melhor coisa a fazer é procurar um médico o mais rápido possível. 

Dormência e formigamento  
É uma sensação estranha que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. No entanto, é visto principalmente nas mãos, pés, braços ou pernas. Dormência abrange a sensação de frio necessita de imediata atenção médica. As causas incluem estar em uma posição sedentária por muito tempo, lesão de um nervo, a pressão sobre os nervos periféricos ou medula, ou a falta de suprimento sanguíneo para essa área. Dormência ou formigamento podem ser os sinais precoces de doenças como diabetes, esclerose, enxaqueca, derrame e convulsões. Se houver fraqueza e paralisia que acompanha a dormência, é aconselhável fazer um check-up completo . 

Resfriado e gripe 
A cabeça pesada, espirros a cada dois minutos, nariz escorrendo constantemente e tosse ocasional ainda com o nariz escorrendo são todos os sintomas do resfriado comum, que se torna constrangedor em público mais do que qualquer outra coisa. Verificou-se que mais de 200 tipos diferentes de vírus podem causar o resfriado. Alguns desses sintomas podem estar relacionados a infecções virais ou outros tipos graves de gripe. Cuidado para a gripe não se agravar e tornar algo mais sério.


Fonte: vilamulher.terra.com.br

Leia Também:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário