segunda-feira, 4 de junho de 2012

Salada com ingredientes certos pode ser tornar uma refeição completa


Entenda o que cada cor diz sobre os benefícios de legumes e verduras. Paciência, atenção e bom senso são necessários na hora da escolha. 

Ao pôr a salada no prato, muitas pessoas se resumem a escolher alface, tomate, cenoura, beterraba e cebola. Mas as opções disponíveis na feira e no mercado são muito maiores: basta habituar-se a comprar e desenvolver o paladar. 
Segundo a nutricionista Andréia Naves e a chefe de cozinha Tatiana Cardoso, combinações coloridas trazem inúmeros benefícios à saúde. Elas deram dicas de como escolher bem as verduras e os legumes e qual a melhor forma de conservá-los, para durarem mais e não haver desperdício. 
As especialistas destacaram também que paciência, atenção e bom senso são fundamentais para não levar folhas amareladas ou machucadas, por exemplo. Na hora de temperar, outra dica gostosa e saudável: azeite batido com ervas (manjericão, coentro, salsinha e cebolinha), que só deve ser acrescentado na hora de servir. 


Consumo de cenoura crua indicado por dia* 
Crianças até 1 ano: 16 g Crianças de 1 a 12 anos: 21 a 37 g Adultos (homens e mulheres): 53 g *Fonte: Embrapa 


Hortaliças Legumes e frutos da época* 
Abóbora e abrobrinha brasileira 
Berinjela comum e japonesa 
Cará 
Chuchu 
Inhame 
Pepino caipira, comum e japonês 
Tomate 


Verduras da época* 
Alface 
Alho-poró 
Almeirão 
Catalonia
Escarola
Nabo
Repolho *Fonte: Ceagesp, com alimentos comuns no mês de abril

Dicas 
- Para manter a salada fresca até o momento da refeição, guarde-a na geladeira - Acrescente o molho apenas na hora de pôr a mesa - Prefira legumes e verduras da época, que contêm menos agrotóxico - Frutas que oxidam rápido, como abacate e banana, só devem ser colocadas na salada na hora de servir - O sal marinho tem minerais e é mais indicado para temperar a salada. Pode ser substituído pelo sal grosso triturado no liquidificador

Fonte: Portal da Educação Física

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário