Entenda o que cada cor diz sobre os benefícios de legumes e verduras. Paciência, atenção e bom senso são necessários na hora da escolha.
Ao pôr a salada no prato, muitas pessoas se resumem a escolher alface, tomate, cenoura, beterraba e cebola. Mas as opções disponíveis na feira e no mercado são muito maiores: basta habituar-se a comprar e desenvolver o paladar.
Segundo a nutricionista Andréia Naves e a chefe de cozinha Tatiana Cardoso, combinações coloridas trazem inúmeros benefícios à saúde. Elas deram dicas de como escolher bem as verduras e os legumes e qual a melhor forma de conservá-los, para durarem mais e não haver desperdício.
As especialistas destacaram também que paciência, atenção e bom senso são fundamentais para não levar folhas amareladas ou machucadas, por exemplo. Na hora de temperar, outra dica gostosa e saudável: azeite batido com ervas (manjericão, coentro, salsinha e cebolinha), que só deve ser acrescentado na hora de servir.
Consumo de cenoura crua indicado por dia*
Crianças até 1 ano: 16 g
Crianças de 1 a 12 anos: 21 a 37 g
Adultos (homens e mulheres): 53 g
*Fonte: Embrapa
Hortaliças Legumes e frutos da época*
Abóbora e abrobrinha brasileira
Berinjela comum e japonesa
Cará
Chuchu
Inhame
Pepino caipira, comum e japonês
Tomate
Verduras da época*
Alface
Alho-poró
Almeirão
Catalonia
Escarola
Nabo
Repolho
*Fonte: Ceagesp, com alimentos comuns no mês de abril
Dicas
- Para manter a salada fresca até o momento da refeição, guarde-a na geladeira - Acrescente o molho apenas na hora de pôr a mesa - Prefira legumes e verduras da época, que contêm menos agrotóxico - Frutas que oxidam rápido, como abacate e banana, só devem ser colocadas na salada na hora de servir - O sal marinho tem minerais e é mais indicado para temperar a salada. Pode ser substituído pelo sal grosso triturado no liquidificador
Fonte: Portal da Educação Física
Leia também
Nenhum comentário:
Postar um comentário