quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Caminhada x Bicicleta

Para queimar calorias rapidinho, caminhar e pedalar são excelentes opções de atividades físicas. Quando feitos em um nível moderado de intensidade, eles aceleram os batimentos cardíacos e elevam a frequência da respiração. E é o oxigênio inspirado que “queima” a gordura corporal a fim de fornecer energia para continuar a prática do exercício. Mas para isso, é necessário que essas atividades sejam realizadas com freqüência. Sem contar que proporcionam grandes benefícios para a saúde e são opções divertidas e dinâmicas de lazer. O ideal é que escolha a que mais gostar e, claro, sob orientação do seu médico. Não esqueça do alongamento antes e depois dos exercícios.

Caminhada

Você pode praticar nas ruas do seu bairro, em um parque, na academia… O único investimento necessário é um tênis confortável e roupas apropriadas, nada de calça jeans e sapatênis. Escolha um local seguro e que você goste, ideal para caminhadas, e coloque o pé na estrada.

Com 30 minutos dessa atividade, o gasto médio é de 150 calorias, trabalhando o quadríceps, o músculo posterior da coxa, a panturrilha e os glúteos. É bom lembrar que a caminhada não faz milagres sozinha, pois ela ajuda a queimar gordurinhas da barriga apenas quando é associada a uma dieta saudável e hábitos saudáveis. Se você quer saúde e um corpo enxuto deve deixar de lado frituras e açúcar em excesso.

Para ter um estímulo a mais na hora de realizar a atividade, recomenda-se praticá-la na academia ou ao ar livre para evitar a monotonia e se puder convidar alguém para fazer os exercícios com você, melhor ainda, um incentiva o outro. Se você é iniciante, comece com pisos regulares, planos e 15 minutos de caminhada. Vá mudando a altitude aos poucos, acrescentando algumas subidas no percurso e aumentando a distância, até chegar a um tempo de 30 a 45 minutos. A única contraindicação é para pessoas com problemas nas articulações. Consulte sempre um médico.

Bicicleta

Com tênis de qualidade, roupas adequadas e bicicleta, assim como a caminhada, escolha um lugar seguro e que você goste para pedalar. Não se esqueça de prestar atenção ao trânsito e prefira lugares com ciclovia. A bicicleta é garantia de pernas e bumbum durinhos e uma média de 200 calorias elminadas em 30 minutos. Se quiser resultados mais rápidos e uma barriga chapada, alie as pedaladas com uma dieta balanceada e pobre em gordura. Para iniciantes o ideal é começar com um piso plano e, conforme seu preparo físico, incluir subidas leves no percursso, aumentando a distância aos poucos. Esse exercício também não é recomendado para pessoas com probelmas nas articulações.

Gostou? Que tal começar hoje? Convide um amigo e pratique atividades físicas que aliam bem estar e corpo em forma.









Fonte: site portalemforma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário