quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Importância da alimentação para uma pele mais bonita

Abusar daquela sobremesa irresistível com certa frequência ou exagerar nas fatias de pizza pode fazer muito mais do que aumentar alguns quilinhos na balança. O excesso de alimentos ricos em açúcar e gordura também pode prejudicar sua pele.

De acordo com a nutricionista Janaína Costa Silva, de São Bernardo do Campo (SP), aliado a fatores como pegar sol sem a devida proteção e à própria poluição do ar, um cardápio em desequilíbrio incentiva a produção de radicais livres no organismo. Os radicais livres, como se sabe, são substâncias que aceleram o envelhecimento do corpo, incluindo aí o da pele.

A alimentação tem tudo a ver com os cuidados que devemos tomar. Uma boa dica é o consumo de alimentos antioxidantes, como as vitaminas A, E e C, que ajudam a combater os radicais livres”, explica a nutricionista. Outra recomendação que contribui para manter a pele saudável é variar sempre os itens do cardápio, o que também garante um número maior de vitaminas e
outros nutrientes ao organismo.

Com base em uma dieta saudável, a nutricionista apresenta cinco sugestões de pratos para você preparar em casa e que vão ajudar na saúde da pele. Veja:


Café da manhã: uma boa pedida para acompanhar o sanduíche ou a torrada de pão integral é o morango batido com iogurte,principalmente se a bebida contiver probióticos. É que as também chamadas bactérias do bem se alimentam das fibras do morango e tendem a se multiplicar no organismo, melhorando o funcionamento do intestino e, consequentemente, a absorção de nutrientes importantes para a saúde da pele. O morango tem ainda vitamina C, que atua na produção do colágeno, e cianidina – substância que fortalece os tecidos conectivos da pele.


Lanche da manhã: para matar aquela fome que surge no
intervalo entre o café da manhã e o almoço, você tem a oportunidade de fazer um lanchinho que faça bem para a pele. Sem exagerar nas quantidades para não ganhar peso, uma mistura de castanhas-do-pará e damasco oferece nutrientes interessantes. O damasco contém betacaroteno, que no organismo é transformado em vitamina A e auxilia na formação e renovação dos tecidos da pele. As castanhas fornecem vitamina E, que protege as células e retarda o seu envelhecimento.


Almoço: uma boa opção sugerida por Janaína é a que combina arroz integral, feijão, carne assada, salada de agrião, tomate e suco de laranja. As fibras e o selênio (presentes no arroz) e o magnésio (encontrado no feijão) são substâncias que ajudam na formação dos tecidos do corpo em geral e da pele. Na carne, o zinco reforça a ação das enzimas que combatem os radicais livres.O destaque dos antioxidantes fica por conta da salada de agrião (fonte de betacaroteno) e do tomate, que contém licopeno. De acordo com alguns estudos, o licopeno ajuda no rejuvenescimento da pele e na proteção contra a ação negativa do excesso de raios solares.


Lanche da tarde: a torrada integral contém fibras, ajudando a saciar a fome que bate no meio da tarde. Para rechear a torrada, o queijo minas frescal é mais leve do que a manteiga, rica em gordura, ou a geleia, com alta dose de açúcar.Além disso, o queijo é importante porque oferece vitamina A. Se não quiser ficar com a garganta seca, o suco de abacaxi, além de digestivo, apresenta vitamina C, que também traz benefícios à pele.



Jantar: na última refeição do dia, um dos pratos recomendados pela nutricionista é a torta de atum com espinafre, acompanhada de salada de alface e cenoura, brócolis ao alho e limonada. “Constitui-se em um prato extremamente benéfico para a saúde da pele”, avalia Janaína. Ela lembra que atum e espinafre são ótimas fontes de ômega-3 e betacaroteno. No caso das saladas, além das fibras do alface, a cenoura é outro alimento rico em betacaroteno.


Fonte: site terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário