quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5 dicas preciosas para entrar em forma antes do verão



Com menos de três meses para o início do verão, muita gente começou a suar a camisa para entrar em forma! E não pense que é tarde demais para começar a fazer uma atividade física regularmente e ajustar a alimentação para estar com corpinho de verão. Ainda há tempo, basta seguir algumas dicas do Personal trainer Givanildo Holanda Matias

1 - É diferente pensarmos em resultados para uma pessoa que precisa reduzir 20kg e outra que precisa reduzir 5kg ou uma pessoa que nunca fez nada e outra fisicamente ativa. Naturalmente quem precisa de mais resultados terá que fazer um esforço muito maior para melhorar o condicionamento físico e alcançar a desejada boa forma física.

2 - Disponibilidade para treinos semanais: como o tempo até verão é curto, a atividade física pode ser realizado de cinco a sete vezes por semana. A duração dos treinos não deve ultrapassar 1h30. Acima disso a performance da atividade pode ser comprometida, assim como a disposição para o treino do dia seguinte.

3 - Estilo de vida: essa é uma boa época para promover mudanças no estilo de vida como andar mais, deixar tanto de usar o elevador, o carro, a internet para fazer compras e por ai vai. Procure ser o mais ativo possível!

4 - Alimentação: essa é uma mudança fundamental. Procure fazer refeições de três em três horas, uma vez que a intenção é comer mais vezes em quantidades menores para condicionar o seu organismo há não armazenar tanta gordura. Evite frituras, refrigerantes e comidas gordurosas, principalmente à noite. Lembre-se de que seu estômago não tem dentes, por isso precisa mastigar muito bem os alimentos antes de engolir.

5 - A mudança de comportamento não é fácil, é preciso paciência e persistência. O verão está chegando para mostrar que é preciso se cuidar mais, e vale lembrar que ele vai passar, mas os objetivos e necessidades das pessoas não. Por isso, a disciplina deve ser estendida ao ano todo.

Mas de nada adianta sobrecarregar o corpo. Exercício em excesso pode acabar com uma lesão. "Por isso tome cuidado, principalmente com a musculação, com a corrida e com o alongamento. Sim, alongamento, pois quando é realizado de forma muito intensa pode ocasionar rompimento de fibras musculares", alerta Givanildo.


E para se precaver dessas lesões, também são necessários outros cuidados:

- Faça um bom chek up médico para assegurar que tudo está bem;
- Peça orientação de um profissional da área para prescrever as atividades;
- Use trajes adequados (tênis, shorts e camiseta de preferência)
- Preste atenção ao realizar os exercícios (tome cuidado com a TV e som que pode dispersar e atrapalhar o andamento dos exercícios e a falta de atenção aumentar os riscos de acidente);
- Não faça atividade física de jejum. Se tiver mais de quatro horas sem comer, realize uma refeição leve antes do treino;
- Não ultrapasse seus limites;
- Certifique-se de que o tênis está bem amarrado e tome cuidado com o piso onde vai correr ou até mesmo caminhar;
- Faça aquecimento para minimizar os riscos de lesões. Essa prática lubrifica as articulações e eleva a temperatura corporal;
- Tenha cautela ao fazer musculação para não ocasionar dores, desvios posturais e lesões musculares;
- Certifique-se de que os ajustes dos aparelhos estão em ordem.

Para quem quer definir o corpo, o personal trainer explica que esta sonhada definição vai ser alcançada pela diminuição de gordura e um possível aumento de massa muscular. "Em geral, deve-se mesclar a atividade aeróbica com a muscular em uma serie com oito a 10 exercícios que deverão trabalhar os principais grupos musculares".

E completa: "Naturalmente os homens vão enfatizar mais exercícios para a região superior e as mulheres para a região inferior sem esquecer do abdominal, é claro! O trabalho onde se descansa um músculo ou grupo muscular fazendo o outro trabalhar, vai ajudar a otimizar tempo e no intervalo de cada dois exercícios pode ser feito uma pausa ativa aeróbica usando a esteira, elíptico ou bicicleta ergométrica."

Lembre-se que atividade física regular e uma dieta balanceada são essenciais para manter uma vida saudável e o corpo com tudo em cima. Portanto, não espere chegar o verão para começar a se cuidar. Comece bem antes e, de preferência, nunca pare! O nosso corpo exige uma manutenção constante!


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário